Início » Caixa de gordura para restaurante
Caixa de gordura para restaurante
Restaurantes são ambientes que precisam ter um bom controle de gestão com relação não só ao consumo, mas também à higiene. E a caixa de gordura para restaurante é fundamental para o bom funcionamento do estabelecimento, sem prejudicar o meio ambiente e o encanamento do local.
Em média, somente no Brasil, são produzidos cerca de nove bilhões de litros de óleos vegetais por ano. O número surpreendente, porém, é reduzido drasticamente quando se fala no descarte correto: menos de 1% é feito da maneira que se deve.
A caixa de gordura para restaurante é importante para que haja um melhor controle desse descarte, sendo o início de todo esse processo. O equipamento é que o fica entre as pias e ralos e a rede de esgoto. Por sistema de decantação, faz a separação do óleo da água, os quais naturalmente não se combinam.
Com o tempo, a gordura, que fica na superfície, se torna sólida, permitindo sua remoção. A manutenção da caixa de gordura para restaurante deve ser feita de três em três meses para evitar maiores transtornos.
Caixa de gordura para restaurante conforme norma
A Projinox é fabricante de caixa de gordura para restaurante conforme norma 8160 da ABNT. Os tamanhos seguem as medidas padrões (de 18 a 120 litros com a dupla). No entanto, suas dimensões podem variar de acordo com o tamanho ou número de cozinhas.
O tamanho da caixa de gordura para restaurante é calculado a partir da quantidade de refeições servidas. Quando necessária ser feita medidas especiais, a Projinox conta com todo o aparato necessário para o desenvolvimento correto conforme a necessidade do cliente.
A caixa de gordura padrão para restaurante da Projinox conta com tampa removível e cesto coletor para tornar mais prática a limpeza, além de seguir as indicações da norma.
Por ser fabricada em aço inox, conta com resistências à oxidação, fator que aumenta a sua durabilidade. Com paredes lisas e de baixa porosidade, facilita a remoção da gordura, que não fica presa, além de ser mais prática a higienização da própria caixa.
É válido lembrar que a caixa de gordura deve ser instalada na área externa do restaurante, em local de fácil acesso e com ventilação. Sua tampa deve ser removível para facilitar a manutenção, porém vedada para evitar problemas com insetos e roedores.
Funcionamento da caixa de gordura para restaurante
A caixa de gordura tem um funcionamento bem simples: com um número mínimo de água retida em seu interior, quando o óleo passa pela água, por não se misturar e ser mais leve, a gordura fica retida e somente a água passa para as tubulações, impedindo o entupimento.
Com o tempo a gordura se solidifica, ficando fácil a sua remoção. É recomendado realizar a limpeza do equipamento de três em três meses.